domingo, 24 de junho de 2012

Plataformas de aprendizagem


A mudança dos contextos de ensino de um ensino presencial para o e-learning sujeita a transformações dos processos normalmente utilizados pelos professores na organização da sua prática letiva. Estas alterações são normalmente lentas e muitas vezes subentendem que o professor passe por distintas fases de apropriação dos novos processos e dos materiais disponíveis. A utilização inicial de uma plataforma LMS como por exemplo, o MOODLE, passa muitas vezes pela sua simplificação a um repositório de material complementar dos materiais utilizados pelos alunos ou à transmissão de informações.
Quando o professor já se sente confortável com a utilização destas ferramentas, quando obtém competências da utilização da plataforma utilizada e dos processos inerentes ao e-learning, o envolvimento criado no processo de aprendizagem pode transformar essa mera plataforma numa base para uma comunidade de prática, em que todos os envolvidos se tornam participantes e são frutuosas as análises e discussões desenvolvidas. Passam a ser comuns os momentos de colaboração horizontal e não apenas dirigidos pelo professor; são trazidas pelos alunos novas abordagens e questões sobre os assuntos abordados.
A plataforma LMS mais utilizada pelas escolas portuguesas atualmente é o Moodle. Esta plataforma foi criada tendo por base um modelo pedagógico social-construcionista e tem a vantagem de ser open-source, sendo a sua utilização gratuita. São estas as potencialidades que ajudam a sua utilização em meio educativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário